O evento

O CONACIR é um congresso de estudos sobre a religião, de caráter científico, acadêmico e laico, que as alunas e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR / UFJF) organizam sob a supervisão e ajuda do docentes e da coordenação do PPCIR e do Departamento de Ciência da Religião. Nosso objetivo é reunir pesquisadores nacionais e internacionais para estimular reflexões sobre o tema da religião, promovendo e divulgando pesquisas nessa área. Em 2019, o evento ocorrerá de 8 a 10 de outubro de 2019 no ICH - Instituto de Ciências Humanas, com o tema “Religião e Democracia: desafios no espaço público”. É importante compreender a relação entre religião e política diante do avanço das pautas regressivas e do neoliberalismo que ferem a educação pública, os direitos humanos, as minorias sociais e sexuais, o meio-ambiente, a solidariedade e a previdência social. Temos um panorama social e político marcado pelo avanço de alguns grupos religiosos que se tornaram poderosos e avançam sobre o espaço público e político. A reflexão sobre as consequências dessas relações entre democracia e religião é urgente e necessária, uma vez que seus desdobramentos afetam diretamente o povo brasileiro.

O CONACIR terá duas conferências e três mesas-temáticas importantes. Na conferência de abertura, teremos a professora doutora Brenda Carranza (PUC-Campinas), com o tema "A nova face da religião brasileira" e a mediação feita pela doutoranda Daniela Ramos de Oliveira (PPCIR-UFJF). A primeira mesa-temática trabalhará o tema "Religião, democracia e direitos humanos" e é constituída pelos professores doutores Fernando Altmeyer (PUC-SP) e Marcelo Camurça (PPCIR/DCRE-UFJF) e mediada pela doutoranda Graziella de Carvalho Fonseca (PPCIR-UFJF).

Uma segunda mesa-temática, composta pelos professores doutores Glauco Barsalini (PUC-Campinas) e Humberto Quaglio (PPCIR/DECRE-UFJF) e mediada pelo doutorando Danilo Mendes (PPCIR-UFJF), se debruçará sobre o tema "Religião e violência estatal na sociedade contemporânea". 

A terceira mesa-temática debaterá "Religião, gênero e violência simbólica" e envolverá a professora doutora Joana Bahia (UERJ), o professor doutor André Musskopt (DCRE-UFJF) e será mediada pela doutoranda Marcela Máximo Cavalcanti (PPCIR-UFJF). 

Haverá uma conferência de encerramento proferida pela professora doutora Hauwa Evelyn Yusuf, de Kaduna, Nigéria, com o titulo "The nexus between religion, politics and criminality" (O nexo entre religião, política e criminalidade). Teremos como mediadora nossa aluna, a doutoranda Maiara Rúbia Miguel (PPCIR-UFJF).