Edições Anteriores





Diante da proporção que o evento tomou na edição de 2014, resolveu-se ampliar, a um nível nacional, a proposta de um evento de caráter didático, dando origem ao CONACIR, o Congresso Nacional da Graduações e Pós-Graduações em Ciência da Religião. Seus objetivos espelham o que vinha acontecendo anteriormente. Congrega profissionais e docentes da área, mas pretende ser especialmente um componente na formação discente. Para 2015, o tema escolhido foi Religião e Arte. A programação do evento, além das conferências e mesas redondas, foi composta por 9 minicursos e 190 apresentações, sendo 11 banners e 179 comunicações que foram distribuídas em 17 Grupos de apresentação de trabalhos. Ao todo, foram 272 participantes, sendo que 40, ao comprovarem docência e vinculo atual com a rede publica de ensino, receberam inscrição gratuita.  Vieram participantes de variadas partes do país, numa proporção de 55% de Juiz de Fora (MG) e 45% de outras cidades, com vínculo com as instituições: CECIERJ, CESJF (MG), DETRAN, EST (RS), Estácio de Sá, FAA, FAECAD, FAFISM, FATEJ, FNB, FUNALFA, FUPAC, IUPERJ, Izabela Hendrix, Mackenzie (SP), METROCAMP, PUC (GO), PUC (MG), PUC (RJ), PUC (SP), São Bento (RJ), SESC, UBM, UEMG (Barbacena), UEMG (BH), UEMG (Ubá), UENP, UEPA, UERJ, UFAC, UFERJ, UFES, UFF, UFMA, UFMG, UFOP, UFPEL, UFPI, UFPB, UFRGS, UFRJ, UFRRJ, UFS, UFU, UFV, UNIBH, UNICAMP, UNIDA (ES), UNIEURO, UNIFAP, UMESP, UNIMONTES, UNINTER, USP, além de escolas estaduais e municipais e da própria UFJF. Destaca-se que das 12 pós-graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões) que até então existiam no Brasil, 10 tiveram alguma participação no evento. Quanto às publicações, além do tradicional caderno com os resumos de comunicações, banners e minicursos, foi criado o periódico Anais do Conacir, que passou a abrigar os textos completos referentes aos trabalhos apresentados no Congresso. Seu primeiro número foi editado por Ismael Ferreira, Waldney Costa e Sueli Martins. Também foi publicado o livro Religião e Arte, editado pela Fonte Editorial e organizado por Emerson Silveira e Carlos Camacho, no qual estão reunidos textos referentes às falas de palestrantes. Por fim, cabe destacar que foi a primeira vez que a Assembleia para eleição da comissão responsável pela próxima edição do evento foi aberta a pessoas não ligadas à UFJF. Isso possibilitou com que discentes com vínculo com outros programas pudessem participar mais ativamente da próxima organização. Foi um primeiro passo para a criação de uma associação que congregasse estudantes de Ciência(s) da(s) Religião(ões).

Confira aqui o Caderno de Resumos do evento.
Confira aqui os Anais com os textos completos.
Clique aqui para acessar os certificados do evento.



As participações especiais foram:

Profa. Dra. Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert (UFJF)
Prof. Dr. Carlos Eduardo Brandão Calvani (UFS)
Profa. Dra. Carolina dos Santos Bezerra-Perez (UFJF)
Profa. Dra. Dilaine Soares Sampaio (UFPB)
Prof. Dr. Eduardo Guerreiro Brito Losso (UFRJ)
Prof. Dr. Erick Felinto de Oliveira (UERJ)
Prof. Dr. Faustino Luiz Couto Teixeira (UFJF)
Profa. Dra. Francirosy Campos Barbosa (USP, Ribeirão Preto)
Prof. Dr. Helmut Renders (UMESP)
Prof. Dr. Joe Marçal Gonçalves dos Santos (UFS)
Prof. Dr.Paulo Augusto de Souza Nogueira  (UMESP)
- Renato Rezende (poeta, romancista e artista visual)
Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido (UNIFESP) 
Prof. Dr. Zwinglio Mota Dias (UFJF)








3ª Semana de Ciência da Religião foi organizada pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e realizada no período de 6 a 9 de outubro de 2014, tendo como tema "A Polissemia do Sagrado: Interfaces entre diferentes formas de conhecer e interpretar fenômenos religiosos". Deu continuidade ao trabalho das edições anteriores, ampliando seu alcance. Obteve 307 inscritos, vindos de diferentes regiões brasileiras, sendo que 56 professores da rede pública de ensino comprovaram vínculo, ficando isentos do valor da inscrição. Também teve significativa participação nas atividades, publicou um periódico com os resumos dos trabalhos apresentados, gerou vários artigos que foram progressivamente publicados na Revista Sacrilegens e deu origem ao livro A Polissemia do Sagrado, editado pela Fonte Editorial e organizado por Emerson Silveira e Waldney Costa, com textos referentes às palestras proferidas em conferências e mesas-redondas. Diante da proporção que o evento ganhou, surgiu a dúvida se o termo "semana", por remeter a um evento local, traduziria de fato a realidade atual do trabalho. Sendo assim, essa edição foi gérmen do projeto de um "Congresso Nacional" que congregasse graduandos e pós-graduandos de diferentes regiões do país (como de fato já vinha acontecendo). 

Confira aqui o Caderno de Resumos do evento.
Clique aqui para acessar os certificados do evento.



As participações especiais foram:

- Prof. Dr. André Sidnei Musskopf (EST)
- Prof. Dr. Paulo Augusto de Souza Nogueira (UMESP)
- Prof. Dr. Joaquim Monteiro [Shaku Shoshin](Unipaz-sul)
- Profa. Dra. Maria Lúcia Abaurre Gnerre (UFPB)







A 2ª Semana de Ciência da Religião também foi organizada pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR/UFJF). Mas como teve envolvimento de maior número de professores do departamento e contou com maior número de pesquisadores de outras instituições, resolveu-se retirar a expressão "discente" do título do evento, ficando apenas "Semana de Ciência da Religião". Esta segunda edição aconteceu dois anos depois da primeira devido ao longo período de greve de professores e servidores pelo qual passou a UFJF. Trouxe como tema “Experiência(s) Religiosa(s), Cultura(s) e Modernidade(s)”. 

As participações especiais foram:

Prof. Dr. Silas Guerriero (PUC-SP)
Prof. Dr. Ronaldo Rômulo Machado de Almeida (UNICAMP)
Prof. Dr. Etienne Alfred Higuet (UMESP)
Prof. Dr. Manoel Ribeiro de Moraes Junior (UEPA)
Prof. Dr. Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP)
Prof. Dr. Roberlei Panasiewicz (PUC-MG)
Prof. Dr. Joaquim Antonio Bernardes Carneiro Monteiro (Shaku Shoshin) - (UNIPAZ-Sul)


Confira aqui o caderno de resumos.





A 1ª Semana Discente de Ciência da Religião foi a primeira experiência que os alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (PPCIR/UFJF) tiveram com a organização deste evento. Para o ano de 2011, o título escolhido foi “O estatuto epistemológico e a identidade acadêmica da Ciência da Religião sob a égide da interdisciplinaridade”. Esta edição trouxe convidados especiais como o Prof.Dr. José Maria da Silva (FIVJ) e o Prof. Dr. Pedro de Assis Ribeiro de Oliveira (PUC-Minas).
Confira aqui o hotsite do evento.
Confira também o caderno de resumos.