EDIÇÕES ANTERIORES

3a Semana de Ciência da Religião - A Polissemia do Sagrado




3ª Semana de Ciência da Religião foi organizada pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e realizada no período de 6 a 9 de outubro de 2014, tendo como tema "A Polissemia do Sagrado: Interfaces entre diferentes formas de conhecer e interpretar fenômenos religiosos".

 Deu continuidade ao trabalho das edições anteriores, ampliando seu alcance. Obteve 307 inscritos, vindos de diferentes regiões brasileiras. Também teve significativa participação nas atividades, publicou um periódico com os resumos dos trabalhos apresentados, gerou vários artigos que foram progressivamente publicados na Revista Sacrilegens e deu origem ao livro A Polissemia do Sagrado, editado pela Fonte Editorial e organizado por Emerson Silveira e Waldney Costa, com textos referentes às palestras proferidas em conferências e mesas-redondas.

 Diante da proporção que o evento ganhou, surgiu a dúvida se o termo "semana", por remeter a um evento local, traduziria de fato a realidade atual do trabalho. Sendo assim, essa edição foi gérmen do projeto de um "Congresso Nacional" que congregasse graduandos e pós-graduandos de diferentes regiões do país (como de fato já vinha acontecendo).

Confira abaixo o Caderno de Resumos e Certificados do evento:

3ª Semana do PPCIR - Caderno de Resumos

3ª Semana do PPCIR Certificados


 

I CONACIR - Religião e Arte





Diante da proporção que a Semana de Ciência da Religião tomou na edição de 2014, resolveu-se ampliar, a nível nacional, a proposta de um evento de caráter didático, dando origem ao CONACIR, o Congresso Nacional das Graduações e Pós-Graduações em Ciência da Religião. Para 2015, o tema escolhido foi Religião e Arte.

A programação do evento, além das conferências e mesas redondas, foi composta por 9 minicursos e 190 apresentações, sendo 11 banners e 179 comunicações que foram distribuídas em 17 Grupos de apresentação de trabalhos. Ao todo, foram 272 participantes, 55% de Juiz de Fora (MG) e 45% de outras cidades, com vínculo com diversas instituições. Destaca-se que das 12 pós-graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões) que até então existiam no Brasil, 10 tiveram alguma participação no evento.

Quanto às publicações, além do tradicional caderno com os resumos de comunicações, banners e minicursos, foi criado o periódico Anais do Conacir, que passou a abrigar os textos completos referentes aos trabalhos apresentados no Congresso. Seu primeiro número foi editado por Ismael Ferreira, Waldney Costa e Sueli Martins. Também foi publicado o livro Religião e Arte, editado pela Fonte Editorial e organizado por Emerson Silveira e Carlos Camacho, no qual estão reunidos textos referentes às falas de palestrantes. Confira abaixo os cadernos de resumo, anais e certificados do evento:

I CONACIR - Caderno de Resumos

I CONACIR - Anais

I CONACIR - Certificados  

II CONACIR - Religião e Violência: Configurações Contemporâneas




O II CONACIR discutiu as articulações que se estabelecem na contemporaneidade entre o fenômeno religioso e as  expressões sociais e individuais da violência. Nesse sentido, a temática se desdobrou em três dimensões fundamentais:

(i) violências intra e interreligiosas veiculadas por instituições e crentes, geralmente associadas a reivindicações exclusivistas no que tange à verdade e ao caminho de salvação e que se caracterizam por posturas de intolerância com relação à alteridade e de resistência ao diálogo;

(ii) violências enquanto estratégias políticas decorrentes das transformações modernas que conduziram a uma relativa separação entre religião e estado, e que se expressam numa instrumentalização ideológica da religião na forma de nacionalismos conformadores de projetos de formação e consolidação do estado-nação, e de fundamentalismos contestadores das premissas seculares da modernidade;

 (iii) violências inerentes aos processos soteriológicos, entendidas como mecanismos propedêuticos de caráter purificador que viabilizam transformações conducentes à superação do sofrimento; nelas se enquadram as chamadas violências rituais e as disciplinas específicas de submissão da vontade e de renúncia a inclinações egocêntricas.

Confira abaixo o Caderno de Resumos, Anais e Certificados do Evento:

II CONACIR - Caderno de Resumos

II CONACIR - Anais

II CONACIR - Certificados


III CONACIR - Os Futuros da Religião




Em 2018, o III CONACIR teve como tema Os futuros da religião. Seu objetivo foi o de provocar os pesquisadores brasileiros e estrangeiros a discutir como a dimensão do futuro, enquanto temporalidade das possibilidades, permeia a religião em suas mais diversas expressões.

Diante dos processos de violência que nos são cotidianos, pensar as perspectivas de futuros é ato de resistência e de coragem. Falar, portanto, em os futuros da religião implica abordar uma gama de aberturas que se dão nesta resistência:
  • plausibilidade da religião nas configurações da contemporaneidade;
  • as concepções de futuro presentes nas tradições religiosas;
  • as condições e o futuro das pesquisas em ciência da religião no Brasil;
  • as possibilidades de atuação para cientistas da religião em nosso país.
Esta edição contou com 368 participantes de 17 estados diferentes do Brasil, representando 97 instituições de ensino. Os trabalhos apresentados foram publicados em uma edição especial da Revista Sacrilegens - Revista Discente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF. Confira no link abaixo:


Revista Sacrilegens - v. 15 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018 - CONACIR