VII CONACIR - Religião e direito à esperança no Antropoceno



A escolha pelo tema Religião e direito à esperança no Antropoceno encontra-se estreitamente vinculada a um chamado de reflexão e responsabilização do ser humano com o planeta Terra. No fluxo da existência e na extensa malha humana que conecta culturas, povos e o meio ambiente, quais são os possíveis critérios de ação que favoreçam e cooperem para a preservação e sustentabilidade do ecossistema em que estamos inseridos?

Diante das configurações vigentes e relativas às relações entre pessoas e mundo, a forma com que pensamos a nós mesmos e a realidade que nos abraça,  em que há predominância de mecanismos de subordinação, de lucro desmedido e de uma - quase - obrigatoriedade de transformar tudo e todos num objeto meramente utilitário que satisfaça o próprio sistema autofágico, pensar a religião e esperança no Antropoceno é um ato urgente que colabora para que as concepções, epistemologias e ontologias que nos trouxeram até aqui, sejam revistas, avaliadas e atualizadas em direção a uma revitalização comum que favoreça o despertar de um mundo menos vertical e mais horizontal em que todas as partes sejam devidamente consideradas e que garanta um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras.

VI CONACIR - Religião, busca pela paz e Direitos Humanos



Este ano o Congresso Nacional de Ciência da Religião organizado pelas e pelos discentes do PPCIR da UFJF chega na sua sexta edição. Com o compromisso de refletir sobre o tempo presente, o tema do evento será "Religião, busca pela Paz e Direitos Humanos".

A situação de violência, guerra e desumanidade atravessa as inúmeras experiências dos povos em todos os continentes do planeta Terra. A recente escalada dos governos totalitários em diversas partes do mundo, a guerra na Ucrânia ocasionada pela invasão russa, as contextos de fome, racismo, homofobia, xenofobia e tantas outras intolerâncias ocasionadas pela indiferença ao outro. A indiferença aparece pra nós como sinal do início da violência nos contextos sociais.

A partir deste fator, o congresso propõe a observação da relação da religião nestas esferas; isto é, como elas podem ocasionar violências ou serem possibilidades de superação? Quais as chaves de leitura que as religiões nos dão pra interpretarmos os conflitos mundiais? Como podemos pensar a busca pela Paz em relação com o diálogo inter-religioso?

Com essas questões, esperamos fomentar o debate acadêmico entre pesquisadores da área e aprofundar a reflexão em busca pela Paz e na valorização dos direitos humanos. Influenciados pela poesia de Drummond, queremos olhar a flor que brota da realidade dura dos diversos contextos conflitivos. Assim diz o poeta:

"Uma flor nasceu na rua!
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
garanto que uma flor nasceu"

(A flor e a náusea - Drummond)


V CONACIR - Religião e Subalternidade


V CONACIR

O CONACIR é um congresso de estudos sobre a religião, de caráter científico, acadêmico e laico, que as alunas e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR / UFJF) organizam sob a supervisão e ajuda do docentes e da coordenação do PPCIR e do Departamento de Ciência da Religião. Nosso objetivo é reunir pesquisadores nacionais e internacionais para estimular reflexões sobre o tema da religião, promovendo e divulgando pesquisas nessa área. Esse ano de 2021, por conta de todo o processo pandêmico que estamos vivendo, decimos por fazer o V CONACIR na modalidade online, dando oportunidade a todas e todos participarem da onde estiverem da forma mais segura possível. O tema escolhido para esse ano foi: Religião e Subalternidade.
 
Subalternidade é uma condição determinada pelo colonialismo, na qual quem é subalternizado/a está nas fronteiras invisíveis dos impérios colonizadores – seja na esfera política, social ou religiosa. Os debates decoloniais, que dão visibilidade aos embates contra colonialidade, dentro da Ciência da Religião buscam ora ressignificar ora romper com essa posição de dependência, criada na invenção de um discurso dominante, logocentrado e excludente. Nesse sentido, a proposta do congresso é colocar em discussão os limites e possibilidades para pensar, desconstruir e reconstruir modelos de pensamento para além da dualidade centro-margem. Espera-se instigar perspectivas que reflitam a partir das experiências vivenciadas nos corpos que foram historicamente deixados de lado na construção de pensamentos hegemônicos. Assim, acredita-se ser possível caminhar no sentido da valorização da diversidade de crenças no seu entrecruzamento com questões de classe, gênero, etnias e raças. Diversidade essa que é constitutiva de nosso campo religioso e social no Brasil.




IV CONACIR - Religião e Democracia: Desafios no Espaço Público


IV CONACIR

Em 2019, o evento ocorreu de 8 a 10 de outubro de 2019 no ICH - Instituto de Ciências Humanas, com o tema “Religião e Democracia: desafios no espaço público”. Teve como objetivo a compreensão da relação entre religião e política diante do avanço das pautas regressivas e do neoliberalismo que ferem a educação pública, os direitos humanos, as minorias sociais e sexuais, o meio-ambiente, a solidariedade e a previdência social.

Temos um panorama social e político marcado pelo avanço de alguns grupos religiosos que se tornaram poderosos e avançam sobre o espaço público e político. A reflexão sobre as consequências dessas relações entre democracia e religião é urgente e necessária, uma vez que seus desdobramentos afetam diretamente o povo brasileiro.

Confira abaixo o Caderno de Resumos, Anais e Certificados do Evento:




Os certificados encontram-se na plataforma Even3. Clique para ir à plataforma e entrar com seu login e senha (as mesmas usadas no ato da inscrição).



III CONACIR - Os Futuros da Religião


III CONACIR

Em 2018, o III CONACIR teve como tema Os Futuros da Religião. Seu objetivo foi o de provocar os pesquisadores brasileiros e estrangeiros a discutir como a dimensão do futuro, enquanto temporalidade das possibilidades, permeia a religião em suas mais diversas expressões.

Diante dos processos de violência que nos são cotidianos, pensar as perspectivas de futuros é ato de resistência e de coragem. Falar, portanto, em os futuros da religião implica abordar uma gama de aberturas que se dão nesta resistência:

  • plausibilidade da religião nas configurações da contemporaneidade;
  • as concepções de futuro presentes nas tradições religiosas;
  • as condições e o futuro das pesquisas em ciência da religião no Brasil;
  • as possibilidades de atuação para cientistas da religião em nosso país.

Esta edição contou com 368 participantes de 17 estados diferentes do Brasil, representando 97 instituições de ensino. Os trabalhos apresentados foram publicados em uma edição especial da Revista Sacrilegens - Revista Discente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF. 

Confira no link abaixo:

Revista Sacrilegens - v. 15 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018 - CONACIR

Certificados: os certificados encontram-se na plataforma Even3. Clique aqui para ir à plataforma e entrar com seu login e senha (as mesmas usadas no ato da inscrição).



II CONACIR - Religião e Violência: Configurações Contemporâneas


II CONACIR

O II CONACIR discutiu as articulações que se estabelecem na contemporaneidade entre o fenômeno religioso e as  expressões sociais e individuais da violência. Nesse sentido, a temática se desdobrou em três dimensões fundamentais:

(i) violências intra e interreligiosas veiculadas por instituições e crentes, geralmente associadas a reivindicações exclusivistas no que tange à verdade e ao caminho de salvação e que se caracterizam por posturas de intolerância com relação à alteridade e de resistência ao diálogo;

(ii) violências enquanto estratégias políticas decorrentes das transformações modernas que conduziram a uma relativa separação entre religião e estado, e que se expressam numa instrumentalização ideológica da religião na forma de nacionalismos conformadores de projetos de formação e consolidação do estado-nação, e de fundamentalismos contestadores das premissas seculares da modernidade;

(iii) violências inerentes aos processos soteriológicos, entendidas como mecanismos propedêuticos de caráter purificador que viabilizam transformações conducentes à superação do sofrimento; nelas se enquadram as chamadas violências rituais e as disciplinas específicas de submissão da vontade e de renúncia a inclinações egocêntricas.

Confira abaixo o Caderno de Resumos, Anais e Certificados do Evento:





I CONACIR - Religião e Arte


I CONACIR

Diante da proporção que a Semana de Ciência da Religião tomou na edição de 2014, resolveu-se ampliar, a nível nacional, a proposta de um evento de caráter didático, dando origem ao CONACIR, o Congresso Nacional das Graduações e Pós-Graduações em Ciência da Religião. Para 2015, o tema escolhido foi Religião e Arte.

A programação do evento, além das conferências e mesas redondas, foi composta por 9 minicursos e 190 apresentações, sendo 11 banners e 179 comunicações que foram distribuídas em 17 Grupos de apresentação de trabalhos. Ao todo, foram 272 participantes, 55% de Juiz de Fora (MG) e 45% de outras cidades, com vínculo com diversas instituições. Destaca-se que das 12 pós-graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões) que até então existiam no Brasil, 10 tiveram alguma participação no evento.

Quanto às publicações, além do tradicional caderno com os resumos de comunicações, banners e minicursos, foi criado o periódico Anais do Conacir, que passou a abrigar os textos completos referentes aos trabalhos apresentados no Congresso. Seu primeiro número foi editado por Ismael Ferreira, Waldney Costa e Sueli Martins. Também foi publicado o livro Religião e Arte, editado pela Fonte Editorial e organizado por Emerson Silveira e Carlos Camacho, no qual estão reunidos textos referentes às falas de palestrantes.

Confira abaixo os cadernos de resumo, anais e certificados do evento:






3ª Semana de Ciência da Religião - A Polissemia do Sagrado


3ª Semana de Ciência da Religião

A 3ª Semana de Ciência da Religião foi organizada pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e realizada no período de 6 a 9 de outubro de 2014, tendo como tema "A Polissemia do Sagrado: Interfaces entre diferentes formas de conhecer e interpretar fenômenos religiosos".

Deu continuidade ao trabalho das edições anteriores, ampliando seu alcance. Obteve 307 inscritos, vindos de diferentes regiões brasileiras. Também teve significativa participação nas atividades, publicou um periódico com os resumos dos trabalhos apresentados, gerou vários artigos que foram progressivamente publicados na Revista Sacrilegens e deu origem ao livro A Polissemia do Sagrado, editado pela Fonte Editorial e organizado por Emerson Silveira e Waldney Costa, com textos referentes às palestras proferidas em conferências e mesas-redondas.

Diante da proporção que o evento ganhou, surgiu a dúvida se o termo "semana", por remeter a um evento local, traduziria de fato a realidade atual do trabalho. Sendo assim, essa edição foi gérmen do projeto de um "Congresso Nacional" que congregasse graduandos e pós-graduandos de diferentes regiões do país (como de fato já vinha acontecendo).

Confira abaixo o Caderno de Resumos e Certificados do evento: